
Diretor da OMS avisa Israel que fome em Gaza não vai ajudar reféns
Tedros Adhanom Ghebreyesus apelou a que Israel trave “esta catástrofe".
Tedros Adhanom Ghebreyesus apelou a que Israel trave “esta catástrofe".
Tedros Adhanom Ghebreyesus estava a embarcar quando instalação foi bombardeada. Em comunicado anunciou que está bem, mas um elemento da tripulação ficou ferido. Ataque visava o grupo de rebeldes Huthis.
Instalações já não funcionam como um hospital face à falta de energia e aos combates nas proximidades. Tedros Adhanom Ghebreyesus exige cessar-fogo.
Tedros Adhanom Ghebreyesus alerta para o "sofrimento prolongado" de muitos dos que estiveram infetados com covid-19.
Tedros Adhanom Ghebreyesus fez este alerta na videoconferência de imprensa regular sobre a evolução da pandemia da covid-19, transmitida da sede da OMS.
Diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que são necessários mais estudos e ações, incluindo o "controlo dos laboratórios e centros de investigação na região onde os primeiros casos humanos foram identificados, em dezembro de 2019".
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu a urgência de se manter o uso adequado e contínuo de medidas de saúde pública e a vacinação equitativa das pessoas.
Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, a diferença entre o número de vacinas administradas nos países ricos e nos países pobres "cresce a cada dia" e é "cada vez mais grotesca".
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 "estão a aumentar na maior parte das regiões" do mundo e que isso "é preocupante".
"Estamos numa corrida para prevenir infeções, baixar o número de casos, proteger sistemas de saúde e salvar vidas, enquanto estão a ser lançadas vacinas seguras", referiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.
As pessoas que vivem em zonas de elevada transmissão, acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, devem considerar os seus planos "com cuidado". E disse ainda: "Este pode ser o melhor presente que podem dar. O presente da saúde, da vida, do amor, da alegria e da esperança".
Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu uma "liderança assente na confiança e responsabilidade mútuas" para "acabar com a pandemia".
Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou que entrou em isolamento após ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19 e que "está bem e sem sintomas".
Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu ainda aos líderes políticos que vão discursar na Assembleia-Geral da ONU recursos financeiros para tratamentos e vacinas.
Tedros Adhanom Ghebreyesus instou os países a prepararem-se melhor para a próxima pandemia do que o fizeram para a do novo coronavírus.
Previsão foi dada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, dando o exemplo da gripe espanhola.